sábado, 23 de julho de 2011

Conversa aberta:

Fim do primeiro semestre você conseguiu media em todas as matérias?

Qual a matéria esta pegando mais?

Houve alguma aula interessante?

Vem ai em agosto a próxima edição da olimpíada matemática sua escola e você vai participar?

Qual a data mais importante comemorada na sua escola?

E na sua cidade qual é o evento mais importante e movimentado?

Na sua escola há algum projeto novo para este ano?

Os formando da sua escola fizeram uma camisa legal, post uma foto dela para vermos.

Sua escola realiza excursões, post detalhes para dividir conosco.

Tenho aqui para quem gostar de desafios uma ideia que pode ser executada ou ainda melhorada e gostaria que me ajudassem, pois nos seres humanos necessitamos sempre da ajuda do outro pensando nisso venho neste blog colocar minha ideia contanto que poderiam me ajudar na construção de um projeto legal para muitos participar e ser ministrado em uma escola ou talvez possam utiliza-lo na sua escola.

Tecnologias, mídias na escola para uma ação pedagógica.

Pesquisar, organizar suas próprias ideais e estudo para escolheram a mídia a ser usada em apresentação como jornal, propaganda, historia em quadrinho, para montar um texto pessoal sobre o tema e conteúdo estudo e criar exemplos sobre os mesmo e ainda à mídia a ser usada para uma apresentação do material coletado e suas conclusões sobre o trabalho.

A pesquisa pode ser feita em sites, bibliotecas, revistas, jornais e ainda pesquisa de campo junto a colegas, funcionários da escola, pais e familiares ou membros da comunidade.

Conteúdos:

1.    Finalidade do texto; imagem e papel dos interlocutores; características do gênero;

2.    Leitura compartilhada e colaborativa;

3.   Valorização dos sinais de pontuação, acentuação, ortografia correta e concordâncias verbal;

4.    Observação dos erros e reescrita correta do texto próprio;

5.    Identificação dos recursos linguísticos.

Justificativa:

Trata-se de um projeto de pesquisa sobre as Histórias em Quadrinhos, revistas, propagandas e jornais como recurso metodológico alternativo para o ensino-aprendizagem, utilizando da literatura disponível em livros, artigos e sites, priorizando obras que viessem reafirmar a aplicação dessa técnica na aprendizagem. Os gêneros textuais, encontrados em nosso cotidiano, possuem uma vasta classificação e fazem parte da interação sócio-comunicativa-cultural. No meio dessa diversidade encontram-se todas estas tecnologias e mídias as quais favorecem uma interação, principalmente com a clientela infanto-juvenil, percebendo-se que esse gênero trás uma grande contribuição para o desenvolvimento do letramento e iniciativa para outras leituras, com vistas a nos proporcionar diferentes segmentos dos anos escolares, momentos de leitura e escrita voltados para a reflexão e incentivo ao gosto pelo ato de ler e escrever. Podem ser analisadas explorando os personagens e usando a interdisciplinaridade como, por exemplo:

1.    Cascão, valorizando a higiene pessoal e saúde (ciências);

2.    Chico Bento, valorizando a vida no campo (rural) X a vida na cidade (urbana), com a migração (geografia/história), dando ênfase a linguagem coloquial dos personagens;

3.    Cebolinha troca de letras ao pronunciar palavras;

4.    Poderá também utilizar de problemas, desafios e gráficos (matemática), em atividades que possam estar inseridas no contexto da história.

As HQs possuem potencialidade pedagógica especial, dando suporte a novas modalidades educativas, fazendo com que o aprendizado se torne, ao mesmo tempo, mais reflexivas e prazerosas na sala de aula, trazendo benefícios na construção da aprendizagem do aluno.  

Metodologia:

Acesso à internet para navegar em sites de pesquisas sobre o autor, fazendo anotações necessárias para conclusão da biografia, obras, cartazes, campanhas e principalmente personagens.

Numa das etapas será feita a leitura de uma revista em quadrinhos de um determinado autor, onde posteriormente fará discussões sobre a contextualização, oralidade e análise linguística junto a todos os presentes no ambiente.

Finalmente uma produção e criação de uma HQs, com apresentação, leitura e escolha da história.

Culminância do projeto:

Impressão da HQ escolhida, com apresentação em auditório e doação para a biblioteca da escola, para ser manuseada pelos outros alunos, com o objetivo de incentivo a prática da leitura e escrita.

Objetivo;

1.    Despertar o prazer pela leitura;

2.    Conhecer a biografia do autor;

3.    Utilizar a internet, bibliotecas, jornais, revistas e historias em quadrinho como fonte de pesquisa;

4.    Identificar o portador de texto;

5.    Reconhecer significado contextual e papel complementar de alguns elementos não linguísticos, para conferir significação ao texto (gestos, postura e expressão facial e corporal, tom de voz e entonação) etc.;

6.    Valorização dos sinais de pontuação, ortografia, acentuação e gramática;

7.    Ampliar o vocabulário por meio das atividades e aplicá-las nos textos e diálogos;

Série/ano;

6° aos 9 ° anos do ensino fundamental II

Disciplinas envolvidas;

Língua Portuguesa, matemática e demais áreas.

Tecnologias e mídias a serem utilizadas;

1.  Internet

2.  Jornal

3.  Propaganda

4.  Revistas de Histórias em Quadrinhos

Resultados esperados.

Etapas do projeto:

1.    Apresentação das propostas e planejamento coletivo;

2.    Seleção das revistas e sites que serão utilizados durante o projeto;

3.    Planejamento das atividades e divisão em grupos ou duplas;

4.    Atividades de familiarização dos alunos com o gênero textual (HQ);

5.    Acesso aos sites de pesquisa;

6.    Produção da biografia do autor;

7.    Criação da História em Quadrinhos;

8.    Apresentação para os demais colegas e troca de experiências;

9.    Escolha de uma História em Quadrinhos;

10.  Reestruturação e reescrita coletiva da história escolhida.

Critérios de avaliação:

A avaliação do trabalho será avaliada pela apresentação, uso correto das informações e como foi passada aos colegas, o grau de abstração do tema e conteúdo, será continua e progressiva durante a realização do projeto, podendo observar a participação e interesse dos alunos na realização das pesquisas e elaboração das tarefas, comentários e participação efetiva dentro do grupo e no geral, apresentando sugestões e soluções para execução das tarefas. Quinze dias será o período para a realização do trabalho com a culminância na penúltima semana do mês.

Esta ideia veio como tarefa 1 - Unidade 2 a ser realizada do modulo informática do curso de mídias em educação da Universidade Federal de São João Del Rei








Nenhum comentário:

Postar um comentário